
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou a lei 14.810, de 2024, que transforma 560 cargos efetivos em cargos de comissão e funções de confiança no Ministério Público da União (MPU).
A lei foi sancionada na última sexta-feira (12/1), com veto parcial, e publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta segunda-feira (15/1). A reestruturação diz respeito a 360 vagas de analista e 200 vagas de técnico.
Com a sanção, 560 cargos efetivos serão transformados em 1,2 mil cargos em comissão e funções de confiança para alocação no Ministério Público Federal (MPF) e no Ministério Público do Trabalho (MPT). As vagas podem ser ocupadas por pessoas sem vínculo com o órgão, enquanto as funções de confiança são concedidas a servidores efetivos, que acumulam atribuição adicional.
- Segurança Pública vai garantir lisura do Concurso Nacional Unificado
- Tribunal de Justiça de SP realizará concurso exclusivo para mulheres
A nova lei é decorrente do projeto de lei 2.402/2023, aprovado no Plenário do Senado, com parecer favorável do relator, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).
O trecho vetado pelo governo autorizava o procurador-geral da República a transformar postos efetivos não ocupados em funções comissionadas, contanto que a mudança não implique aumento das despesas.
Lula justificou o veto afirmando que o artigo incorre em vício de inconstitucionalidade por "violar o princípio da reserva legal" e por ignorar a competência do Congresso Nacional de analisar a transformação de cargos públicos.
Segundo a Presidência da República, "a criação de cargos e serviços auxiliares do Ministério Público deve ser avaliada pelo Poder Legislativo". A sanção com o veto teve o aval do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
*Com informações da Agência Senado
Saiba Mais
Concursos
Concurso Unificado: Esther Dweck tira dúvidas sobre o certame
Concursos
Concursos públicos vão ofertar mais de 110 mil vagas em 2024
Concursos
Seplad-DF retifica resultado final do concurso para agentes de saúde
Concursos
Esther Dweck reafirma previsão de um novo Concurso Unificado para 2026
Concursos
Segurança Pública vai garantir lisura do Concurso Nacional Unificado
Concursos
MPF recomenda inclusão de cotas para pessoas trans em edital para auditor fiscal do trabalho