Tecnologia

Quem pode comprar operação do TikTok nos EUA e por que a Amazon entrou na briga

A Oracle e o fundador do OnlyFans também são citados como possíveis compradores, enquanto Donald Trump tenta intermediar um acordo antes do prazo para que a plataforma de vídeos seja banida nos EUA.

MrBeast é o YouTuber mais popular do mundo, com mais de 300 milhões de inscritos em seu canal -  (crédito: Getty Images)
MrBeast é o YouTuber mais popular do mundo, com mais de 300 milhões de inscritos em seu canal - (crédito: Getty Images)

O presidente americano Donald Trump disse na quinta-feira (3/4) que está "muito próximo" de fechar um acordo para encontrar um comprador para a operação americana do TikTok, que pode ser banido nos Estados Unidos se seu proprietário chinês não vender o aplicativo de compartilhamento de vídeos até este fim de semana.

Uma lei bipartidária aprovada pelo Congresso americano no ano ado obriga a ByteDance, controladora chinesa do TikTok, a vender o aplicativo.

A plataforma ficou fora do ar por um dia em janeiro nos EUA depois que a lei entrou em vigor, até que Trump interveio e adiou a proibição até 5 de abril.

O governo dos EUA afirma que o TikTok representa uma ameaça à segurança nacional porque as autoridades chinesas podem ar seu vasto acervo de dados de usuários, o que Pequim nega.

Quem pode comprar o TikTok?

Conversando com jornalistas a bordo do avião presidencial Air Force One na quinta-feira, Trump disse que "vários investidores" estavam fechando um acordo.

Ele também sugeriu que os EUA poderiam oferecer um acordo em que a China concorde em aprovar a venda do TikTok em troca de isenção de tarifas dos EUA sobre importações chinesas.

Vários compradores em potencial têm sido citados pela imprensa.

A Amazon fez uma oferta de última hora à Casa Branca para adquirir o TikTok, de acordo com a CBS, emissora parceira da BBC nos EUA. A Amazon não quis comentar.

Trump disse que estaria aberto à venda do TikTok para o cofundador da Oracle, Larry Ellison, e também para Elon Musk, embora o dono da Tesla tenha dito que não tem intenção de comprar o aplicativo.

Outros potenciais compradores incluem o bilionário Frank McCourt, juntamente com o empresário canadense Kevin O'Leary — um investidor famoso no reality show Shark Tank, exibido no Brasil pelo canal Sony.

Alexis Ohanian, cofundador do Reddit, disse em uma publicação no X (antigo Twitter) no mês ado que havia se juntado à oferta de McCourt.

O maior YouTuber do mundo, Jimmy Donaldson — mais conhecido como MrBeast — também disse que está pensando em comprar o TikTok como parte de um grupo de investidores.

Tim Stokely, o fundador britânico da plataforma de conteúdo por OnlyFans, também se ofereceu para comprar o TikTok por meio de sua empresa recentemente relançada, a Zoop.

A gigante da computação Microsoft, a gigante de investimentos Blackstone, a empresa de capital de risco Andreessen Horowitz e o mecanismo de busca Perplexity AI também estão supostamente na disputa por uma participação.

A Casa Branca teria considerado uma opção pela qual a ByteDance manteria a propriedade do algoritmo do TikTok, mas o licenciaria para uma nova entidade que operaria o aplicativo de compartilhamento de vídeos nos EUA.

Jimmy Donaldson, também conhecido como MrBeast, fotografado em um jogo de futebol americano. Ele veste uma camisa de futebol branca com detalhe vermelha no ombro. Ele tem barba curta e cabelo curto castanho claro.
Getty Images
MrBeast é o YouTuber mais popular do mundo, com mais de 300 milhões de inscritos em seu canal

Sem acordo, TikTok será banido nos EUA?

Se nenhum acordo for fechado até 5 de abril, a plataforma poderá novamente ser banida nos EUA e retirada das lojas de aplicativos.

Trump assinou uma ordem executiva em janeiro, que apenas adiou a proibição do TikTok por 75 dias.

Sua ordem não anulou a proibição da plataforma aprovada pelo Congresso e confirmada pela Suprema Corte dos EUA.

Trump poderia permitir que a lei siga valendo, mas pedir ao Departamento de Justiça que continue a ignorá-la.

O governo estaria efetivamente dizendo à Apple e ao Google que elas não serão punidas por permitir que as pessoas baixem o TikTok em seus dispositivos.

O TikTok retornou à Play Store do Google e à App Store da Apple em fevereiro, depois que as empresas teriam sido informadas de que não enfrentariam consequências por hospedá-lo.

Trump também disse que "provavelmente" estenderia o prazo, se necessário.

Donald Trump com uma expressão neutra no rosto
Getty Images
Donald Trump disse que 'gostaria de ver o TikTok continuar vivo'

Quem se beneficia, se TikTok for banido nos EUA?

O TikTok afirma ter 170 milhões de usuários nos EUA que gastaram, em média, 51 minutos por dia no aplicativo em 2024.

Especialistas dizem que rivais como Instagram Reels e YouTube Shorts podem se beneficiar se os esforços de Trump para intermediar a venda do TikTok não tiverem sucesso.

"Os diretores de marketing com quem conversamos confirmaram que redirecionarão seus investimentos em mídia para a Meta e o Google se não puderem mais anunciar no TikTok", diz Kelsey Chickering, analista da empresa de pesquisa de mercado Forrester.

Outros potenciais beneficiários incluem o Twitch da Amazon, que fez seu nome hospedando transmissões ao vivo — um recurso popular no TikTok.

O Twitch é bem conhecido, particularmente por gamers, embora seus outros conteúdos também estejam se expandindo.

Outras plataformas de propriedade chinesa, como a Xiaohongshu — conhecida como RedNote entre seus usuários nos EUA — também tiveram rápido crescimento nos EUA e no Reino Unido.

Reportagem adicional de Liv McMahon e Imran

BBC
Lily Jamali - Repórter de tecnologia da BBC
postado em 04/04/2025 15:09 / atualizado em 05/04/2025 00:40
x