LUTO

Trump, J.D. Vance e Biden prestam homenagem a papa Francisco

Presidente e vice-presidente dos Estados Unidos, antecessor democrata e outras figuras da política americana demonstraram solidariedade, por meio de mensagens em redes sociais, com morte do líder católico 

O vice-presidente dos Estados Unidos J.D. Vance se reuniu com o papa Francisco neste fim de semana por, ocasião da celebração da Páscoa -  (crédito:  AFP)
O vice-presidente dos Estados Unidos J.D. Vance se reuniu com o papa Francisco neste fim de semana por, ocasião da celebração da Páscoa - (crédito: AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nas redes sociais, nesta segunda-feira (21/4), uma mensagem em homenagem ao papa Francisco, que morreu pela manhã. O vice-presidente, J.D. Vance, e o antecessor democrata, Joe Biden, também prestaram solidariedade por meio de nota em canais digitais. 

Apesar de relação por vezes tensa com o Vaticano, Trump demonstrou pesar em nota curta publicada na própria plataforma digital, a Truth Social. “Descanse em paz, papa Francisco”, escreveu o governante. “Que Deus o abençoe e abençoe a todos que o amavam. 

Mais cedo, Vance, que esteve com o pontífice no último domingo (20/4), último dia antes da morte, também se pronunciou, no X (antigo Twitter). “Meu coração está com os milhões de cristãos em todo o mundo que o amavam”, disse. “Fiquei feliz em vê-lo ontem, embora ele estivesse obviamente muito doente. 

O ex-presidente Joe Biden, católico praticante, escreveu uma mensagem também no X. Ele publicou uma foto ao lado do líder religioso, a quem descreveu como “diferente de todos que o precederam”, e afirmou “grande tristeza” ao tomar conhecimento da morte. “O Papa Francisco será lembrado como um dos líderes mais importantes do nosso tempo, e eu me sinto ainda melhor por tê-lo conhecido, escreveu.  

Ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden lamenta morte de papa Francisco
Ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden lamenta morte de papa Francisco (foto: Reprodução/X/JoeBiden)

“Por décadas, ele serviu aos mais vulneráveis em toda a Argentina e sua missão de servir aos pobres nunca cessou. Como Papa, ele foi um pastor amoroso e um professor desafiador que se aproximou de diferentes religiões. Ele nos ordenou lutar pela paz e proteger nosso planeta de uma crise climática. Ele defendeu os que não têm voz e poder. Ele fez com que todos se sentissem acolhidos e vistos pela Igreja. Ele promoveu a equidade e o fim da pobreza e do sofrimento em todo o mundo. E, acima de tudo, ele foi um Papa para todos. Ele foi o Papa do Povo — uma luz de fé, esperança e amor.” 

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, também declarou-se “triste” com o ocorrido. “Unimo-nos em oração com os católicos do mundo todo pelo repouso da alma do pontífice e por este período de transição para a Igreja Católica. Que ele descanse em paz.”

postado em 21/04/2025 11:47
x