A Venezuela fechou a fronteira com o Brasil, em Pacaraima (RR), nesta quarta-feira (22/1) para realização de exercícios militares. A previsão do governo brasileiro é que as atividades durem até a quinta-feira (23/1).
A Polícia Militar de Roraima informou ao Correio que o bloqueio é total, impedindo a travessia de veículos de eio, caminhões e pedestres.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o fechamento da fronteira foi uma decisão unilateral das autoridades venezuelanas, que alegaram que trata-se de uma medida de segurança.
Em um vídeo cedido ao Correio pelo portal Pacaraima Notícias é possível observar o avanço das tropas venezuelanas. Fontes ouvidas pela reportagem relataram que não houve qualquer tipo de confronto e que o Exército Brasileiro não esteve no local nesta quarta-feira. O Ministério da Defesa, e o Exército Brasileiro foram procurados, mas não retornaram.
Essa é a segunda vez em 12 dias que o governo de Nicolás Maduro fecha a fronteira com o Brasil, em Roraima. No dia 10 de janeiro, as forças militares da Venezuela fecharam a fronteira impedindo a entrada ou saída de pessoas da Venezuela sob o argumento de impedir influências externas na posse de Nicolás Maduro, que assumiu um novo mandato após uma eleição marcada por polêmicas.
O Brasil não reconheceu formalmente a vitória de Maduro mas enviou uma representante da diplomacia brasileira para a cerimônia de posse.
Saiba Mais gw38
-
Política Bolsonaro diz que seria fácil dar golpe em 2022: "Quero ver o day after"
-
Política Coronel da PM indiciada na I do 8 de janeiro a para reserva remunerada
-
Política Barroso analisa pedido para que Dino seja relator de inquérito da Overclean
-
Política Sobrinho de Bolsonaro, Léo Índio é denunciado pela PGR
-
Política PF indicia ex-diretores da PRF por impedir deslocamento de eleitores
-
Política Posição de Trump é problema para COP 30