O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou para o novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, assim que a vitória foi confirmada em sessão neste sábado, no Plenário da Casa.
A ligação foi intermediada pelo líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), que ou o telefone a Alcolumbre assim que a votação foi encerrada e o resultado, confirmado. A informação foi confirmada ao Correio por interlocutores do Palácio do Planalto.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Na conversa, Lula parabenizou Alcolumbre pela vitória. O senador também atendeu a outros telefonemas antes de assumir a cadeira e conduzir a sessão que aprovou a nova Mesa Diretora do Senado.
Alcolumbre foi eleito hoje com 73 votos como o novo presidente do Senado, substituindo Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no cargo. Ele era considerado favorito, e disputou contra os senadores Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE), que atingiram quatro votos cada um.
Logo depois da ligação, Lula divulgou uma nota oficial parabenizando Alcolumbre. “Caminharemos juntos na defesa da democracia e na construção de um Brasil mais desenvolvido e menos desigual, com oportunidades para todo o povo brasileiro”, escreveu o presidente.
Saiba Mais gw38
-
Política Senado elege nova Mesa Diretora, em primeira sessão de Alcolumbre
-
Política Arthur Lira confirma acordo para eleição de Hugo Motta à Presidência da Câmara
-
Política Em discurso no Senado, Girão critica STF e defende anistia a condenados do 8/1
-
Política Lira diz não ter dúvida Motta que vencerá eleição da Câmara e anuncia acordo
-
Política Hugo Motta visita José Sarney na véspera das eleições na Câmara
-
Política Ao apresentar candidatura, Alcolumbre defende prerrogativas do Senado
-
Política Eleições na Câmara: deputados têm até 13h30 para oficializar candidaturas