A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa a analisar, nesta terça-feira (25/3), a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra oito acusados de tentativa de golpe de Estado, entre eles o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) e ex-ministros.
Foram reservadas três sessões para o caso: a partir das 9h30 de terça, com retomada às 14h, e, se necessário, às 9h30 de quarta-feira (26/3).
- Leia também: Os pontos frágeis ou fortes da denúncia contra Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, segundo juristas
A discussão será feita no âmbito da Petição 12.100, de relatoria do ministro Alexandre de Moraes. A Primeira Turma é composta pelos ministros Cristiano Zanin (presidente), Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia.
Acompanhe: 6y6p4h
Esta será a primeira etapa de análises de denúncias por tentativa de golpe de Estado envolvendo a cúpula do governo do então presidente Jair Bolsonaro. Os ministros vão examinar as condutas dos integrantes do “Núcleo 1”, que também foi chamado pela PGR de “Núcleo Crucial”.
Além do ex-presidente, fazem parte do grupo o deputado federal Alexandre Ramagem, o almirante e ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o general da reserva e ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional Augusto Heleno, o tenente-coronel e o ex-ajudante de ordens da Presidência da República Mauro Cid, o general e ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira e o general da reserva e ex-ministro da Casa Civil Walter Braga Netto.
Em 18 de fevereiro, eles foram denunciados pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, envolvimento em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Nesse momento processual, a Primeira Turma do STF vai apenas analisar se a denúncia atende aos requisitos legais, com a demonstração de fatos enquadrados como crimes e de indícios de que os denunciados foram os autores desses delitos. Ou seja, os ministros vão avaliar se a acusação trouxe elementos suficientes para a abertura de uma ação penal. Caso a denúncia seja aceita, Bolsonaro e aliados se tornam réus.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Saiba Mais gw38
-
Política Bolsonaro retorna a Brasília, critica STF e menciona operação Lava-Jato
-
Política Os pontos frágeis ou fortes da denúncia contra Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, segundo juristas
-
Política Análise: Lula vai a Tóquio com um olho no Trump e outro no Xi Jinping
-
Política Bolsonaro ao não ar faixa para Lula: 'Figueiredo não ou para Sarney
-
Política Pablo Marçal compra casa de R$ 25 milhões nos EUA
-
Política Ao lado de Doria, Nunes não descarta deixar a Prefeitura para concorrer ao governo de SP